sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Formação a Distância

Na página da Universidade de Brasília, há uma grande reportagem relatando a formação da primeira turma de graduandos que se formaram a distância. 
As primeiras turmas de licenciatura da UAB/UnB concluem o curso de graduação. Quatro cursos – Artes Visuais, Educação Física, Música e Teatro – divididem-se em 13 polos, que ficam em cinco estados diferentes: Acre, Paraíba, Bahia, Alagoas e São Paulo. 
Serão 242 alunos que se formarão esta semana. A UnB Agência faz cobertura completa das colações de grau. Leia a reportagem completa abaixo. Leia a reportagem a seguir.

Até agora, apenas uma turma de um projeto-piloto na modalidade a distância do curso de Administração havia se formado, em 2011. A UnB conta com nove cursos de graduação e cinco de pós ofertados em 33 polos de 10 estados do país pela UAB. “A UnB vem conseguindo pelo sistema de educação a distância um campo de atuação que está absolutamente inscrito nas exigências da contemporaneidade”, diz o reitor José Geraldo de Sousa Junior. “É a presença com forte apoio tecnológico no nosso campus virtual, nos polos nacionais, em um contexto global”.

O reitor avalia que a experiência de educação a distância na universidade está consolidada e isso se deve principalmente ao programa centrado em licenciaturas. “A formação não só abre a oportunidade de uma qualificação como permite o acesso à universidade de um modo que seria impossível por meio da estrutura tradicional”, afirma.

O QUE É – A Universidade Aberta do Brasil é um programa do governo formado por universidades públicas de todo o país, que oferece cursos de nível superior na modalidade ensino a distância em localidade onde as instituições não chegam presencialmente. O programa começou na UnB em 2006, com a oferta do curso de Administração como projeto-piloto. Em 2007 foi realizado o primeiro vestibular para as licenciaturas. Mil alunos ingressaram nos quatro cursos, mas só um quarto deles chegou ao fim.

O professor Rui Seimertz, coordenador operacional adjunto de Ensino de Graduação a Distância da UnB , avalia o número como positivo. “Se formos olhar somente em termos de números parece um ponto fraco, mas formar essas primeiras turmas é uma vitória.”, diz. “Essas pessoas transpuseram a desconfiança, a descrença e as dificuldades inerentes ao processo. Tínhamos uma tendência a evasão grande. Provavelmente, a maioria dessas mil pessoas, que ingressaram no vestibular de 2007, não tinha muita ideia de como seria a metodologia, a dinâmica para participar de um curso a distância”

A maior parte das aulas ocorre virtualmente e, portanto, o aluno deve ter acesso a um computador praticamente todos os dias. A cada 15 ou 30 dias, dependendo do curso, eles têm de assistir a uma aula presencial no polo, ministradas por professores da UnB. “Muitas pessoas não estavam preparadas para enfrentar esse tipo de aprendizagem a distância, sem a presença física do professor constantemente”, explica Rui. “Alguns inscritos chegaram a 2011 sem ter facilidade com o computador e estes são cursos que dependem da habilidade em lidar com a tela, fazer pesquisas”.

Rui conta que essa modalidade de ensino ainda sofre muito preconceito. “Houve a insinuação de que era mais fácil, mas grande parte dos nossos professores não 'refrescam' não. Não é porque é a distância, porque é uma cidade do interior que a exigência de qualidade dos trabalhos é menor. Os professores exigem a mesma clareza, a mesma destreza e a mesma habilidade do que nos cursos presenciais”, diz. “Isso foi vencido por todas essa pessoas. Não tem como mensurar o valor disso. É muito grande”.

ESTRUTURA – Atualmente, a UAB na UnB oferece na graduação os cursos de: Administração Pública, Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Geografia, Letras, Música, Pedagogia e Teatro. As especializações são nas áreas de: Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar; Educação Continuada e a Distância, Educação na Diversidade e Cidadania; Gestão de Saúde e Gestão Pública.

Toda a infraestrutura de internet dos cursos da Universidade de Brasília na UAB é gerenciada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A oferta de novos cursos depende dos departamentos da UnB. Um edital aberto até junho de 2012 prevê a criação de novos cursos a distância. Para participar, as unidades acadêmicas precisam enviar o projeto político-pedagógico e uma estimativa de custos e necessidades. Para mais informações, acesse o site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário