Fichamento 3

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FE
PRÁTICAS MEDIÁTICAS NA EDUCAÇÃO

Fichamento 3 -
A Integração das Tecnologias na Educação - José Manuel Moran.

O texto de Moran nos faz refletir sobre o ato de digitar, hoje sabemos que a digitalização trouxe uma enorme possibilidade de interação, dando a todos os seus praticantes a mobilidade de registrar, editar, combinar, manipular toda e qualquer informação através de qualquer meio – internet, celular, notebook e outros – em qualquer lugar.
Hoje todas as tecnologias se convergem em uma única direção, como exemplo temos o celular, ele não apenas liga e desliga, mas tem acesso a internet 3G e as redes sociais, tira fotos, filma, MP3, tem GPS, TV e outros serviços disponíveis. Sendo assim, o celular passa a ter uma tecnologia que interage com outras onde quer que esteja.
As novas tecnologias de certo modo vêem afetando a educação, pois esta ainda continua engessada a lugares e tempos determinados como a sala de aula onde os alunos encontram-se reféns a um calendário escolar, grade curricular e muitas vezes com professores que ainda encontram-se avessos às novas tecnologias.
Antigamente o aprendizado só ocorria dentro de quatro paredes em uma escola com professores tradicionais e pouco envolvidos com as tecnologias existentes, porém, as únicas tecnologias usadas naquele tempo seriam o quadro, o giz, o retroprojetor e alguns outros. Atualmente o conhecimento não se restringe as instituições escolares, muitos podem adquirir conhecimentos a partir de um computador em casa ou no trabalho, hoje existe a modalidade chamada de educação à distância onde os alunos podem aprender no conforto de seus lares com hora marcada, ou na hora em que lhe for mais propícia. Ou seja, a educação deixou de ser obrigatoriamente repassada em quatro paredes, hoje ela é flexível aos educandos e aos educadores que também não necessitam se locomover até certo lugar para poder repassar conhecimentos. Porém, sabemos que essa mobilidade educacional ainda não é uma realidade completa, pois a organização escolar ainda tem um enorme peso diante da sociedade e por isso ainda é muito forte o sentimento de que o verdadeiro conhecimento só poderá ser repassado em locais e em tempos fixos, com um conteúdo programático em locais oficiais de aprendizagem.
As escolas possuem muitas tecnologias em suas dependências, porém, são para administração escolar, facilitando o trabalho burocrático da secretaria e até mesmo para o professor ter como adquirir novos conteúdos para suas aulas.
As tecnologias ainda não são fluentemente usadas para um melhor aprendizado dos alunos, pois elas ainda são vista como algo que tiram a concentração dos mesmos e dessa forma o aprendizado em sala de aula feito com “cuspe e giz” ficam comprometidos. Porém, verdade seja dita, muitos professores encontram-se despreparados para o manejo de tais tecnologias e por isso é mais fácil culpar os alunos dizendo que não terão um real compromisso em sala de aula com tanta novidade tecnológica ou até mesmo o governo que não investe o necessário para que haja uma evolução tecnológica na educação.
Os problemas da integração das novas tecnologias na educação surgem com a afirmativa de anos, décadas e até séculos de que a escola como uma instituição tradicional resiste bravamente às mudanças. Segundo Moran, a escola é uma instituição mais tradicional do que inovadora.
Com certeza mudanças ocorreram, pois o homem é uma espécie que vive em constante evolução e sendo a educação e a escola parte da sociedade humana inevitavelmente serão transformadas e com isso a evolução educacional ocorrerá de modo que todos possam usufruir de novas tecnologias não só fora de sala de aula, mas também dentro como maneira de proporcionar um melhor aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário